AULAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA UM JEITO DIFERENTE DE APRENDER- MAPAS-ATIVIDADES-TEXTOS

ATIVIDADE SOBRE AS DIFERENTES DESIGUALDADE SOCIAIS

AULA -  (3° ANOS-MÉDIO)- SOBRE A DESIGUALDADE SOCIAL
No contexto mundial a desigualdade social tem se apresentado de várias formas, podemos citar alguns exemplos como: desigualdade entre mulheres e homens em relação ao mercado de trabalho; desigualdade em moradias; desigualdade em relação aos idosos; desigualdade financeira e etc.


Levando em consideração vários fatores, explique as charges abaixo, definindo que tipo de desigualdade cada uma representa.










TEXTO PARA AULA DE DIFERENTES DESIGUALDES SOCIAIS  - 3º ANOS.
Gilberto Costa
Correspondente da Agência Brasil/EBC
Lisboa – A receita de corte de gastos do Estado, de investimentos e despesas sociais, pode aumentar a desigualdade entre ricos e pobres na Europa. O alerta é da organização não governamental (ONG) Oxfam, que tem escritório em diversos países, inclusive no Brasil.
A ONG divulga hoje (12) estudo que mostra os riscos sociais causados por políticas de austeridade econômica em implementação em diversos países europeus após a crise financeira internacional (2008).
Segundo a Oxfan, o número de pessoas pobres na União Europeia (UE) pode chegar a até 145 milhões em 2025. Nos cálculos da organização, em 2011 o número de pessoas pobres já somava 120 milhões nos 27 países da UE (antes do ingresso da Croácia nesse ano), total equivalente à população brasileira em quatro regiões (Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste).
Para a ONG, as políticas de ajustamento em países como Portugal, a Grécia, Irlanda, o Chipre (sob intervenção de credores externos) e a Espanha (com grande número de desempregados) podem agravar o empobrecimento e gerar situações semelhantes ao que ocorreu com o Brasil e outros países do terceiro mundo nas décadas de 1980 e 1990.
“Os países dessas zonas [América Latina, África Subsaariana e o Leste Asiático] receberam resgates financeiros do FMI [Fundo Monetário Internacional] e do Banco Mundial e tiveram que adotar uma série de medidas que incluíam corte de gasto público, nacionalização de dívida privada, redução de salários e um modelo de gestão da dívida [pública] que dá prioridade ao pagamento aos bancos comerciais acima das medidas de recuperação social e econômica”, diz o estudo. O texto destaca que os planos de ajuste econômico do passado “foram um fracasso: um tratamento que pretendia curar a enfermidade matando o paciente”.
Desigualdade econômica   (chamada imprecisamente de desigualdade social , que ela acaba por provocar) é um problema que afeta atualmente a maioria dos países, mas principalmente os países menos desenvolvidos. Isso se dá principalmente pela distribuição desigual de renda de um país, mas também existem outros fatores, como a má formação educacional e o investimento ineficiente de um país em áreas sociais.
Conforme alguns estudiosos, a desigualdade ficou mais evidente a partir do capitalismo, pois a transição do feudalismo para o capitalismo no século XVI expulsou muitos camponeses de suas terras, que ofereciam os meios para sustentar sua família e por isso, precisaram de ajuda e caridade alheia.

Por desigualdade política entendo a desigualdade no acesso ao poder e a desigualdade na sujeição ao poder.Verifica-se uma desigualdade no acesso ao poder quando para certas pessoas é mais fácil - por razões de etnia, fortuna, sexo, religião ou outras - exercer funções de soberania ou ser ouvidas por quem as exerce.Verifica-se uma desigualdade na sujeição ao poder quando para certas pessoas é mais fácil do que para as restantes ficarem impunes pelo mal causado a terceiros ou obterem a punição de terceiros pelo mal de que foram vítimas.Se só houvesse desigualdades econômicas, por maiores que fossem, e não houvesse desigualdades políticas a funcionar em sinergia com aquelas, não teria cabimento falar em classes sociais. Mas isto é uma pura condição abstrata que não se pode verificar na realidade.
Rousseau acreditava que existiam dois tipos de desigualdade: a primeira, a desigualdade física ou natural, que é estabelecida pela força física, pela idade, saúde e até mesmo a qualidade do espírito; e a segunda, moral e política, que dependia de uma espécie de convenção e que era autorizada e consentida pela maioria dos homens.
No livro Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, ele se preocupa em mostrar a desigualdade moral e política, pois, para ele, é desnecessário se preocupar com a origem da desigualdade natural e física, pois a resposta é essa: é natural, e o que vem da natureza já está justificado. Também fala que a desigualdade não pode ser estudada tendo como ponto de partida o momento então da humanidade. Também diz que para estudar a desigualdade moral e política, deve-se "ir até a essência do homem para julgar a sua condição atual" e deve-se fazer, sem atribuir ao homem primitivo, atributos do homem civilizado.Sem esse cuidado, a busca pela origem da desigualdade estaria distorcida.
Liberais
Os liberais acreditam que a desigualdade econômica é principalmente resultado de pouca liberdade econômica . Alguns defendem que a desigualdade em si não é o problema, e sim a existência da miséria. É preferido um país com maior desigualdade entre as classes sociais mas com baixíssima miséria, do que um país menos desigual com alto índice de miseráveis. A desigualdade econômica é um fato natural do mercado e das diferenças entre as pessoas e o curso de suas vidas. Sendo, para os liberais, a igualdade absoluta uma utopia, algo impraticável e até mesmo indesejável.
Ludwig von Miseseconomista defensor do livre mercado, alega que o egoísmo e a desigualdade levam ao desenvolvimento. Conforme ele, essa desigualdade foi de enorme importância na História e por causa dessa desigualdade que foi produzida a denominada "civilização ocidental moderna", que só poderia existir em um lugar onde o ideal de igualdade de renda fosse muito fraco. A eliminação da desigualdade, para Mises, destruiria qualquer economia de mercado.6
Marxistas
Karl Marx acreditava que a miséria é utilizada como um instrumento pelas classes dominantes. Acreditava também que a desigualdade é causada pela divisão de classes, dentre aqueles que tem os meios de produção, chamados de burgueses, e aqueles que contam apenas com sua força de trabalho para garantir sua sobrevivência, chamados de proletários .
Marxistas alegam que a desigualdade social é inevitavelmente produzida pelo capitalismo e não poderá ser alterada sem uma modificação no sistema capitalista. Alegam que os burgueses têm interesse em manter a desigualdade econômica, além de ser muito útil para que os assalariados possam se esforçar cada vez mais, principalmente em países desenvolvidos, fazendo com que trabalhem em um trabalho mais desagradável e pesado, para que possam alcançar um nível de consumo parecido com as classes altas, o que para os marxistas, é uma ilusão.
Conforme Karl Marx, o socialismo seria uma forma de fazer uma luta contra as desigualdades. Acreditava que o socialismo apenas estaria em um país por meio de uma revolução proletária e que seria a fase de transição do capitalismo para o comunismo8 , onde o comunismo que seria uma sociedade sem classes sociais em que as riquezas seriam divididas ao povo e que todos iriam contribuir com a sua força de trabalho.9



ATIVIDADE SOBRE CONTINENTE AMERICANO

Atividades de geografia-
1. Assinale a alternativa correta: A divisão do Continente Americano em América do Norte, Central
e do Sul segue os critérios:

a) ( ) do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), pois as três Américas possuem índices de
qualidade de vida diferenciadas.
b) ( ) históricos, pois os países que colonizaram as três Américas, foram: Inglaterra – América
do Norte, Espanha – América Central e Portugal – América do Sul.
c) ( ) dos níveis de desenvolvimento econômico, pois os países da América do Norte são os
mais desenvolvidos, os da América Central são países em desenvolvimento e os da América do
Sul são países subdesenvolvidos;
d) ( ) físicos, pois leva em consideração a localização das terras, que se apresentam em dois
grandes blocos separados pelo istmo, uma estreita faixa de terra


2. Insira as letras nas afirmações identificando as características das Américas do Norte, Central
e do Sul:
a)    América do Norte b) América Central c) América do Sul

( ) Corresponde a 43% do continente americano.
( ) Localiza-se totalmente no Hemisfério Norte.
( ) Encontram-se os países mais desenvolvidos da América.
( ) É cortado pela linha do Equador.
( ) É constituída por uma parte continental e outra insular(grupo de ilhas).
( ) É formada por doze países independentes e uma possessão europeia

3. Considerando os aspectos econômicos, podemos dividir a América em: América Anglo-Saxônica
e América Latina. Explique as diferenças entre as duas Américas, considerando:

a) os aspectos da colonização;
b) os níveis de desenvolvimento;
c) a língua.

4. Assinale a alternativa em que aparecem os países que apresentam níveis de desenvolvimento
diferenciados em relação aos demais países da América Latina:

a) ( ) Bolívia, Equador e México.
b) ( ) Brasil, Argentina e México.
c) ( ) Brasil, Honduras e Paraguai.
d) ( ) Brasil, Argentina e Peru.

5. O Continente Americano esta dividido em 3 regiões quais são elas?

 6. Explique porque o Estados Unidos e o Canadá são considerados países desenvolvidos?

7. Explique porque os países da América Latina e do Sul são considerados países do 3º mundo (sub-desenvolvidos)?

ATIVIDADES SOBRE O MERCOSUL

PAÍSES QUE FAZEM PARTE DO MERCOSUL ATUALMENTE
Em 1985 somente Brasil, argentina, Uruguai e Paraguai faziam parte do bloco e eram sócios plenos.
Em 1996 , Chile e Bolívia se incorporaram como países associados.
Em 2005, Venezuela foi admitida no grupo dos sócios plenos do bloco MERCOSUL.




ATIVIDADES:

1)QUAIS SÃO OS BLOCO ECONÔMICOS:

2)RELACIONE OS BLOCOS ECONÔMICOS DE ACORDO COM SEUS PAÍSES PERTENCENTES NELES:
(A)UNIÃO EUROPÉIA
(B)MERCOSUL
(C)NAFTA
(D)APEC

(    )ITÁLIA, FRANÇA, PORTUGAL, ESPANHA, BÉLGICA, HOLANDA, LUXEMBURGO,HUNGRIA ETC.
(     )TODA PARTE ASIÁTICA ATÉ O PACÍFICO
(     )BRASIL,BOLÍVIA, URUGUAI, PARAGUAI, VENEZUELA , ARGENTINA, CHILE
(    )ESTADOS UNIDOS, CANADÁ E MÉXICO

3)O QUE É ZONA DE LIVRE-COMÉRCIO?

4)EXPLIQUE MERCADO COMUM:

5)NO MAPA ACIMA FALTA QUAIS PAÍSES QUE TAMBÉM FAZEM PARTE DO BLOCO MERCOSUL?

6)RELACIONE OS BLOCOS ECONÔMICOS CONFORME OS CONTINENTES PERTENCENTES:
(A) UNIÃO EUROPÉIA                  (   )CONTINENTE ASIÁTICO
(B)MERCOSUL                               (   )CONTINENTE AMERICANO(AMÉRICA DO NORTE) 
(C)NAFTA                                        (   )CONTINENTE EUROPEU
(D)APEC                                          (    )CONTINETE AMERICANO (AMÉRICA DO SUL)


ATIVIDADES PARA 7 ANO

1-OBSERVE O MAPA ABAIXO PINTE A REGIÃO NORTE  E CITE SEUS ESTADOS.




2-FAÇA UM GRÁFICO COM AS  SEGUINTES INFORMAÇÕES:

A-REGIÃO NORTE 45 %
B-REGIÃO CENTRO-OESTE 19 %
C-REGIÃO NOERDESTE 18 %
D-REGIÃO SUDESTE 11 %
E-REGIÃO SUL 7 %



3-QUAL O CLIMA PREDOMINANTE DA REGIÃO NORTE?

4-CITE AS VEGETAÇÕES DA REGIÃO NORTE:

5-CITE OS RELEVOS DA REGIÃO NORTE:


6-QUAL O ESTADO COM MAIOR TERRITÓRIO EM AREA ?


7-CITE 3 CAPITAIS DA REGIÃO NORTE:


8-QUAIS CARACTERÍSTICAS  QUE SE DESTACA NA REGIÃO NORTE?



9-FAÇA  UM COMENTARIO SOBRE A FLORESTA AMAZONICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MUNDO.

AULA SOBRE O MEIO AMBIENTE


Texto para estudo 2° ano Ensino Médio- FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Introdução 
Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco linguístico ao qual pertenciam: tupi-guarani (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia).
Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.
A sociedade indígena na época da chegada dos portugueses. 
O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral ) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.
Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).
Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha. Na Carta de Caminha é relatado que os índios se espantaram ao entrar em contato pela primeira vez com uma galinha.
As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.
Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (oca). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos. A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral. Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.
A organização social dos índios
Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.
Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. Ele também é o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças. Ele que faz o ritual da pajelança, onde evoca os deuses da floresta e dos ancestrais para ajudar na cura. O cacique, também importante na vida tribal, faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios. 
A educação indígena é bem interessante. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprender desde pequenos e de forma prática. Costumam observar o que os adultos fazem e vão treinando desde cedo. Quando o pai vai caçar, costuma levar o indiozinho junto para que este aprender. Portanto a educação indígena é bem pratica e vinculada a realidade da vida da tribo indígena. Quando atinge os 13 os 14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.
Os contatos entre indígenas e portugueses
Como dissemos, os primeiros contatos foram de estranheza e de certa admiração e respeito. Caminha relata a troca de sinais, presentes e informações. Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas ou a utilizar o escambo. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho. 
O canto que se segue foi muito prejudicial aos povos indígenas. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras. Esse comportamento violento seguiu-se por séculos, resultando no pequenos número de índios que temos hoje.
A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura europeia. Foi assim, que aos poucos, os índios foram perdendo sua cultura e também sua identidade.

Canibalismo

Algumas tribos eram canibais como, por exemplo, os tupinambás que habitavam o litoral da região sudeste do Brasil. A antropofagia era praticada, pois acreditavam que ao comerem carne humana do inimigo estariam incorporando a sabedoria, valentia e conhecimentos. Desta forma, não se alimentavam da carne de pessoas fracas ou covardes. A prática do canibalismo era feira em rituais simbólicos.

Religião Indígena
Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte.
Principais etnias indígenas brasileiras na atualidade e população estimada 
- Ticuna (35.000), Guarani (30.000), Caiagangue (25.000), Macuxi (20.000), Terena (16.000), Guajajara (14.000), Xavante (12.000), Ianomâmi (12.000), Pataxó (9.700), Potiguara (7.700).
Fonte: Funai (Fundação Nacional do Índio).
- De acordo com dados do Censo 2010 (IBGE), o Brasil possuía, em 2010, 896.917 indígenas. Este número correspondia a 0,47% da população do Brasil.

QUESTÕES:
1-Em seu primeiro contato com os indígenas no território brasileiro, qual a atitude dos portugueses?
2-Dê exemplos de crenças indígenas:
3-No contexto histórico qual a visão dos estrangeiros sobres os povos indígenas?
4-Como era canibalismo indígena?

5-Como era a organização social das tribos indígenas antes da chega dos portugueses?
PROVA 9º ANO – III TRIMESTRE

1-Cite três consequências do aquecimento global:


2-Explique sobre a cultura e o espaço geográfico:


3-Faça uma síntese com o título “A guerra pela Água” :

4-Cite três países do Oriente Médio:


5-Atualmente o Oriente Médio vive em grandes conflitos, como é chamado o início  desse conflito?


6-Comente sobre o desmatamento da floresta amazônica:

7-Faça o esquema do efeito estufa.

8-O que você achou do vídeo aquecimento global, e qual sua contribuição para o futuro do nosso planeta?

9-Comente sobre o trabalho (comitê político ou do filme 4:44m; 2012):

10-Cite quatro culturas diferentes existentes no mundo:



 PROVA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO- 1º TRIMESTRE
1-      O Sistema de produção característico no século XV:

A(   )Sistema de produção capitalista
B(   )sistema de produção socialista
C(   )sistema de produção feudalista
D(  )nenhuma da alternativas esta correta

2-      Grandes navegações e conquistas de terras e produtos novos é a característica:

A(   )da época em o homem se organizava como coletores e caçadores
B(   )destaque para as grandes revoluções , como a revolução francesa,
C(   )grandes navegações aconteceram no período socialista,
D(   )conquistas de terras e matéria prima teve seu auge no período chamado mercantilismo.

3-      O capitalismo comercial e suas características:

A(   )predominava a troca de mercadorias,
B(   )aumentar as riquezas, mão de obra escrava, produtos manufaturados,
C(   )intervenção estatal e tecnologia avançada,
D(   )surgimento dos proletários

4-      As colônias no século XVI eram produtoras e fornecedoras de produtos primários como:

A(   )algodão e carvão
B(   )pau-brasil e cacau
C(   )açúcar, café, fumo, algodão
D(  )nenhuma das respostas estão corretas

5-      O capitalismo industrial tem como característica  principal:
       A(   )Busca de escravos para trabalhar nas fabricas
B(   )A exploração das colônias e o comércio ultramarino deu lugar para a produção de mercadorias industrializadas; revolução industrial.
C(   )redução  do comércio marítimo,
D(   )importação.

6-      No capitalismo financeiro o que aconteceu com as grandes empresas?
A(    )as grandes empresas se consolidaram transformou-se em corporações multinacionais ou transnacionais, que têm sede no país de origem e filiais em territórios estrangeiros.
B(   )nada se modificou, seus capitais permaneceram os mesmos.
C(   )seus capitais aumentaram, porém permaneceram em seus territórios,
D(   )houve crescimento de mão de obra e forte tendência a centralização.

7-      A sigla DIT:

A(   )divisão internacional do transporte.
B(    )divisão interpessoal do trabalho.
C(    )divisão importante do trabalho
D(   )divisão internacional do trabalho

8-      Capitalismo monopolista ou.....
A(   )capitalista
B(   )socialista
C(   )financeiro
D(   )feudalista


9-      Telecomunicações, tecnologias avançadas, fazem parte do sistema:
A(   )socialística, por que o governo tinha a preocupação de informatizar a população
B(   )do sistema capitalista financeiro.
C(   )do sistema mercantilista
D(   )nenhuma das alternativa

10-   Qual das alternativas esta INCORRETA,
A(   )nas grandes navegações portugueses e espanhóis disputavam os mares,
B(   )A França fazia parte dos conquistadores,
C(   )a primeira guerra fez parte do século XV
D(   )nada

11-   O Sistema de produção característico no século XVIII:

A(   )Sistema de produção capitalista
B(   )sistema de produção socialista
C(   )sistema de produção feudalista
D(  )nenhuma da alternativas esta correta

12-   O sistema capitalista financeiro teve seu inicio no século XX, com a segunda revolução industrial; primeira guerra ; revolução Russa....

A(   )foi uma época de ouro, as nações se entendiam bem.
B(   )tempo de desolação na África; perca de um elevado número populacional,
C(   )o interesse dos ingleses era acabar com o processo do capitalismo
D(   )os portugueses foram os maiores prejudicados, pois perderam suas colônias.

13-não faz parte do mercantilismo:

A(   ) industrias maquino faturadas.
B(   )expansão comercial e restabelecimento da escravidão
C(   )acumulação de ouro e matérias primas.
D(  )surgimento de produtos produzidos em grande escala.

13-    O continente Africano e o Americano foi intensamente explorados nos séculos XVIII e XVX. Sobre o Brasil podemos afirmar....
A(   ) não alteração da mão de obra, os índios locais faziam todo o trabalho.
B(   )foram organizadas colônias de povoamento  com grande melhoria de qualidade de vida.
C(  )grande massa africana foram trazidos para trabalhar nas lavouras, pois os nativos da terra se recusavam a trabalhar.
D(   )Os ingleses formavam um grupo que colonizou o Brasil.

14-   Aeroportos, ferrovias, bioquímicas são características:
a(   ) monopolista,
b(   )mercantilismo
c(  )capitalismo
d(  ) nada

15-   Com a intenção de chegar nas Índias Orientais Cristovão Colombo chegou no.....
A(   )continente Europeu.
B(   )Na China Oriental,
C(   )nas Américas,
D(   ) No Brasil.


TRABALHO EM GRUPO- 2º ANO – GEOGRAFIA – NOME DOS COMPONENTES:_____________________________________________________________ 1- FAÇA UMA SIMULAÇÃO DE PREVISÃO DE TEMPO. 2- CONCEITUE: a) clima b)tempo c)massas de ar 3- DESCREVA A FIGURA ABAIXO, SOBRE PAISAGENS: 4- TRACE LINHAS IMAGINÁRIAS QUE COBREM O BRASIL NO MAPA ABAIXO; 5- ESSE MAPA ABAIXO FAZ PARTE DO PERÍODO COLONIAL: ( ) SIM ( )NÃO , JUSTIFIQUE A RESPOSTA.
DESCREVA A CHARGE AO LADO.